segunda-feira, 28 de maio de 2012

Google Street View


Google Street View promove encontro entre pai e filho separados por 9 anos

Rebecca PorphírioDa redação 11 comentários
Foi no Facebook do TechTudo que Vagner Basílio ficou sabendo que o Google Street Viewcomemorou cinco anos de existência. O leitor não esperou nem 10 minutos para defender com unhas e dentes o aniversário do serviço. Tudo isso por um motivo nobre: foi graças ao Google Street View que Vagner reencontrou o pai depois de 9 anos sem nenhum contato. 
Vagner Basílio e a família do Rio de Janeiro.  (Foto: Vagner Basílio)Vagner Basílio, à esquerda de baixo para cima, e a família que mora no Rio de Janeiro. (Foto: Vagner Basílio)
Repórter e fotógrafo, Vagner nasceu em Campos, Rio de Janeiro, fruto de um casamento entre a dona de casa Valneida Pessanha e o comerciante Marcos Vinícius. Acostumado com as raras visitas paternas ao Rio de Janeiro, como ele próprio descreve, Vagner só conheceu a casa onde Marcus Vinícius morava, em Minas, aos 11 anos. Depois da visita, perdeu todo o contato com o pai. 
Pai do Basílio (Foto: Vagner Basilio)Marcus Vinicius, pai de Vagner, e as irmãs de Minas. (Foto: Vagner Basilio)
Foi apenas 9 anos mais tarde que Vagner conseguiu reencontrá-lo. "Minha mãe não deixava eu procurar porque tinha medo de ele me roubar dela. Só pude ir quando fiz 18 anos.", conta. Para localizar a casa que havia marcado sua memória, o fotógrafo contou com a ajuda do Google Street View. "Sem o serviço não teria sido possível. Eu teria me perdido, se trata de uma cidade grande. Eu não tinha nenhuma base para procurar por ele", explica. 

Vagner aproveita para fazer um pedido à equipe do Google Street View: "Sei que deve ser um sistema caro e trabalhoso, mas poderia ser mais frequentemente atualizado; as cidades vivem em constante mudança. O carro passou em minha cidade já faz mais de 8 meses e até hoje as imagens não foram hospedadas." O Google Street View hoje já compartilha mais de 10 milhões de imagens e mapeia cerca de 100 mil ruas em mais de 10 mil cidades no mundo. 
Para o repórter, o serviço hoje é essencial e deveria ser mais reconhecido pelos internautas. Ele aconselha: "Às vezes, ouço as pessoas reclamando de invasão de privacidade e pedindo para proibir. Mas acho é que cada um devia tomar cuidado com o que faz em espaço público".

Nenhum comentário:

Postar um comentário